O QUE É?

VOUS DOUX

é um espetáculo de dança contemporânea que busca investigar a manipulação corporal de um indivíduo por outro, pensando nas relações Sócio/político/culturais entre os seres humanos. Isso acontece seja pela manipulação direta, seja por influência, por aproximação, por imitação ou sedução. O espetáculo propõe essas relações dentro de uma atmosfera onírica e lúdica.

O projeto de dança VOUS DOUX tem como objeto de pesquisa os bonecos de Vodu oriundos da religião afro-caribenha de mesmo nome. Embora tenha essa origem, é importante frisar que o projeto não se atém às questões dessa religião. De fato, a inspiração vem da leitura pop que dela é feita: os bonecos de vodu, muito divulgados pelo cinema norte-americano como sendo um objeto para se infligir o mal a uma pessoa. Esses bonecos se popularizaram em nosso imaginário de tal maneira que chegaram a se desvincular da religião que lhes deu origem. Imaginamos que maior parte da população sabe o que é um boneco de vodu e qual o mecanismo para, através dele, fazer mal a uma pessoa ou manipulá-la.

Este projeto não se atém às questões religiosas. Pelo contrário, afasta-se muito delas. O foco principal é nos bonecos que, em seu processo de popularização e massificação, passaram a ser utilizados como objetos lúdicos, seja na comercialização como brinquedos, como ocorre no México e nos países do Caribe, seja na associação a uma narrativa de entretenimento infanto-juvenil, caso dos desenhos animados e histórias em quadrinhos. O boneco de Vodu é um excelente expediente dramático para a manipulação de personagens em histórias de humor.
É esse aspecto pop, esse senso comum sobre o boneco de Vodu que vem a ser o mote criativo do projeto VOUS DOUX.

O nome VOUS DOUX, em lugar de Vodu, ou Voudu, ou Voodoo, diz muito sobre o que se pretende. Em uma tradução do francês, pode-se entender VOUS DOUX como sendo “você(s) doce(s)”.  Como o termo “doux” tem um campo semântico que vai de doce a dócil ou submisso, é possível entender a expressão VOUS DOUX como sendo um imperativo: “seja dócil”.

Como se pode ver, o termo VOUS DOUX diz respeito à manipulação de uma pessoa por outra. No caso, tem-se essa manipulação menos pela força de um “feitiço maléfico” e  mais pela sedução.

Manipulação é a palavra chave para explicar o projeto VOUS DOUX. Há vários aspectos a se perceber: Como afirma Foucault no livro Vigiar e Punir, a disciplina forma “uma política de coerções que consiste num trabalho sobre o corpo, numa manipulação calculada dos seus elementos, dos seus gestos, dos seus comportamentos. O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompõe. A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, os chamados “corpos dóceis”.

A investigação coreográfica do espetáculo, partirá da manipulação do boneco vodu, refletindo as sensações de cada bailarino(a), com relação às experiências de adestramento vivenciadas nas técnicas de dança, na família, na escola e na sociedade como todo.

Por outro lado, a idéia de manipulação dos bonecos de vodu pode ser vista como uma forma de pensar a construção do ser, do indivíduo na sociedade. Primeiro há o processo de construção de si. O indivíduo descobre o próprio corpo e seus limites, aprende a movimentar-se e a expressar o que é através do corpo. Tudo isso, a partir da mimese e da repetição.

Esse movimento, porém, não pode ser feito isoladamente. O homem é um ser social. Tudo que decide como movimento próprio, como característica particular, está influenciado pelo outro. O indivíduo, criança, jovem ou adulto, ainda e sempre se define pelo olhar do outro. Aprende imitando, aprende se rebelando, contamina-se e integra-se. O grupo de amigos é o modelo que o influencia a agir de uma maneira específica, influencia-o até mesmo a pensar e sentir de maneira particular. Isso tudo como uma maneira de fazer parte, de sentir-se pertencente. A manipulação direta ou indireta leva ao sentimento de pertencimento. Fazer o mesmo gesto do outro é não estar mais só.



Um comentário: